Sobre

Memória Web da Rádio em Portugal é uma exposição de páginas Web antigas das rádios, tal como se encontram no Arquivo.pt.

Esta seleção de material digital tem por objetivo dar a conhecer a presença das rádios na Web ao longo dos anos e divulgar a atividade do Arquivo.pt na sua preservação.

Na coleção de material expositivo foram incluídas rádios de alcance nacional, regional ou local que têm ou tiveram sítios Web ou páginas com algum conteúdo.

Na página de entrada são apresentados 27 sites de rádios para servirem ilustração do que pode conter o histórico de um site. Na “viagem ao passado” está uma seleção de páginas de rádios que serviu para a exposição original. Em 2021, identificou-se os sites das rádios criando assim para utilidade da comunidade a Lista de rádios em Portugal.

O Arquivo.pt

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de memória e de investigação.

Como foi feita a exposição

Identificou-se os nomes das rádios existentes em Portugal.

Para o levantamento dos sites foram utilizadas as seguintes fontes:

Começou-se por verificar o estado de preservação dos sites partindo de três questões:

  • Qual é o site da rádio?
  • O site já se encontra no Arquivo.pt?
  • Qual a qualidade da versão preservada?

Aceda a folha de curadoria que serviu de base à exposição.

Nesta exposição, recorre-se de forma muito simples, a links que remetem o utilizador para as versões preservadas pelo Arquivo.pt, as quais cobrem um período entre 1996 e 2018.

Em 2021, a exposição foi revista de modo a incluir uma lista com todos os sites de rádios portuguesas (367 sites em janeiro).

Este modelo de exposição de sítios Web antigos não requer ser especialista em informática. Pode replicar este sítio Web.

Curadoria digital – completar a página

Melhorar o estado de preservação dos sites é uma tarefa que decorre da própria exposição. Qualquer pessoa que visite a exposição pode contribuir para melhorar a reprodução das páginas antigas.

Se uma página se encontra incompleta no Arquivo.pt, utilize a funcionalidade “Completar a página”: Opções (lado direito superior) > Completar a Página > Ok.

Se um site não está a ser recolhido pelo Arquivo.pt basta enviar o seu endereço através de arquivo.pt/sugerir.

Saiba como preservar os seus sítios Web e como cuidar para que sejam preserváveis: formação do Arquivo.pt.

Exposições de outros media

Veja as exposições sobre a Imprensa e a Televisão.

Nota sobre o autor

Ricardo Basílio é curador digital do Arquivo.pt e formador no domínio específico da curadoria dos sítios Web nas organizações. Esta atividade inclui-se também no âmbito da Infraestrutura ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Contactos: Arquivo.pt – FCT (Unidade FCCN) – Av. do Brasil, 101 – 1600-066 LISBOA. Email: contacto@arquivo.pt ou ricardobasilio@fcsh.unl.pt – Telef. 218440100